Caminhando para um século de história, o Hospital se consolidou como uma instituição de padrão internacional aliando transparência, tecnologia, atendimento humanitário e excelência no cuidado. A Femerj parabeniza seu afiliado e a todos que ajudaram a construir essa bonita história
Natália Oliveira
Há 90 anos atrás, no dia 27 de setembro de 1930, as Filhas da Congregação da Caridade fundaram, em um casarão de três andares na Rua Dr. Satamini na Tijuca, um Hospital Escola para atendimento às próprias irmãs. Quem iria imaginar que quase um século depois esse mesmo “hospitalzinho”, como era chamado carinhosamente na época, seria considerado um dos melhores hospitais do Brasil e com qualidade reconhecida internacionalmente? O Hospital São Vicente de Paulo, como passou a ser chamado em 1968, após passar pela primeira reforma, construiu uma trajetória muito bonita, cheia de desafios e conquistas, unindo atendimento humanitário, desenvolvimento tecnológico e cuidado com a equipe, com os pacientes e com as famílias.
Perguntada sobre o segredo dessa caminhada de sucesso, a direção do HSVP destaca o esforço e a confiança das primeiras irmãs que acreditaram que tudo daria certo e levaram a obra adiante. As irmãs que compõe a direção também agradeceram a todos os médicos e colaboradores, amigos e benfeitores, que nunca desanimaram mesmo diante das dificuldades: “Os desafios foram muitos, mas a fé, a esperança e a confiança foram mais fortes. A Obra caminhou. Hoje ainda temos desafios, sobretudo por sermos uma unidade com direção própria. Não somos uma rede hospitalar e há diversos concorrentes no mercado. Fomos à luta e estamos aqui, superando grandes desafios com ajuda de Deus e de nosso Fundador, São Vicente de Paulo”.
Atualmente, o Hospital ocupa uma área de 45 mil m², sendo 22 mil m² de área construída. A unidade conta com 126 leitos, sendo 98 de internação, 20 de UTI e oito de pós-operatório. Anualmente, são feitas cerca de 94.500 consultas ambulatoriais e 69 mil atendimentos de emergência. O número médio de cirurgias e procedimentos cirúrgicos gira em torno de 9.800 por ano. O prédio onde hoje funciona o Hospital São Vicente de Paulo foi inaugurado em 1980, justamente com o objetivo de aumentar a capacidade e ampliar o atendimento.
Em 2012 foram inaugurados Centros Avançados de Diagnóstico por Imagem, de Oftalmologia, Ortopedia, Hepatobiliar, Urologia e Oncologia. Antes disso, em 2008, o HSVP já tinha sido reconhecido internacionalmente pela qualidade dos serviços prestados, recebendo o selo dourado Joint Commission International, maior agência verificadora da qualidade em saúde no mundo. Nos últimos anos, o Hospital São Vicente de Paulo chegou a ser considerado o quinto melhor do Brasil pelo ranking AméricaEconomía Intelligence.
O HSVP acredita que a tecnologia de última geração, o preparo das equipes e a humanização do atendimento são recursos essenciais para a excelência da assistência em saúde. O Corpo Clínico do hospital possui médicos experientes, com formação nos melhores centros de ensino brasileiros e do exterior, dentre eles professores universitários, mestres, doutores e pós-doutores. A maioria integra a equipe do HSVP há mais de 20 anos, aliando a tradição de excelência ao domínio seguro das mais modernas tecnologias. Nessa mesma linha, o HSVP está constantemente modernizando suas instalações e equipamentos para acompanhar os avanços da medicina.
“Entre os planos para os próximos dez anos está continuarmos firmes na missão que nos trouxe até aqui, ao longo desses 90. Vamos investir cada vez mais na formação, humanização, e nos valores éticos de nossos colaboradores, em todos os níveis e, também, no cuidado dos nossos pacientes e atenção aos familiares, sempre atentas às questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade do HSVP” – afirmam as irmãs da direção do hospital.
A Pandemia
O Hospital São Vicente de Paulo completa 90 anos em um ano atípico e de muitos desafios para a medicina. Felizmente, a unidade de saúde lidou de forma preventiva e adotou as medidas necessárias antes mesmo da chegada do novo coronavírus no Rio de Janeiro. Segundo a direção do HSVP, como unidade de saúde acreditada internacionalmente pela Joint Commission International (JCI), o hospital já conta com protocolos bem elaborados para criar um plano de ação em caso de doenças com alto risco de disseminação, como a Covid-19.
Além disso, o HSVP investiu em informação, com cartazes espalhados pelo hospital e também com a divulgação de boletins diários com informações relevantes para os pacientes, médicos e colaboradores. “Criamos um fluxo seguro para atendimento de pacientes Covid-19, de forma a manter também seguros os demais pacientes e nossas equipes. Médicos e colaboradores participaram de treinamentos intensos para o uso correto de EPIs, entre outras coisas”, afirmaram as irmãs. O hospital também restringiu a circulação de visitantes e acompanhantes, criando paralelamente um programa de visitas virtuais, através de vídeo chamadas.
“Nós, Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, podemos, sem ostentação, nos orgulhar desses 90 anos de trajetória do nosso Hospital. Sentimos orgulho do trabalho feito desde sua fundação e perpetuado até agora. O Hospital sempre esteve pautado nos valores éticos, religiosos e morais. Temos certeza de que o itinerário traçado pelo nosso Fundador, São Vicente de Paulo, foi vivenciado pelas nossas primeiras Irmãs e seguido pelas outras que por aqui passaram e por todos que estiveram conosco e os que estão ainda nessa caminhada, nos ajudando, incentivando e acreditando no nosso trabalho” – Direção HSVP.
Parabéns, Hospital São Vicente de Paulo!
O Hospital São Vicente de Paulo é afiliado à Femerj. A Federação parabeniza a unidade pelos 90 anos de dedicação à saúde pública e à filantropia. Parabéns também aos profissionais de saúde do HSVP que se arriscam diariamente para salvar vidas.
Também quer ser um afiliado da Femerj? Entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 3578-5528 / 3578-5529 e saiba como se filiar.