Campanha do Ministério da Saúde terá como foco a prevenção da poliomielite e do sarampo. A vacinação começa nesta segunda-feira, 05/09 e irá até o dia 30/10. Não perca essa oportunidade!
Fonte: Ministério da Saúde/ Agência Saúde
No mês de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, o Ministério da Saúde inicia uma campanha para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o país. Na Campanha Nacional de Multivacinação, que começa hoje e vai até o dia 30, serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional para esta faixa etária, sendo possível receber doses de mais de uma das vacinas. O Dia “D” de divulgação e mobilização nacional será em 17 de outubro, quando mais de 40 mil postos de saúde em todo o Brasil participarão da campanha.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes. Estados que necessitarem de reforço em estoques de vacinas poderão solicitar ao Ministério da Saúde. Cerca de 11 milhões de crianças de 1 a 5 anos de idade precisam ser vacinadas contra a poliomielite, por exemplo. A expectativa é que com a campanha 95% delas recebam a vacina e para isso serão distribuídas aproximadamente 9 milhões de doses aos estados.
Na última sexta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu que a população, principalmente os pais, confiem nas vacinas: “Temos especialistas qualificados por trás disso, tomando todas as precauções e cuidados para garantir vacinas seguras e eficaz. Nós temos o maior sistema de imunização do mundo, motivo de muito orgulho e dedicação, e logo estaremos aqui, acrescentando neste rol, a vacina para combater a Covid-19”.
Movimento Vacina Brasil
Também em outubro, o Ministério da Saúde dará continuidade às ações de vacinação para imunizar a população contra diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B. O Movimento Vacina Brasil quer ampliar a cobertura vacinal em todo o país e resgatar o sentimento de segurança na população.
Adultos de 20 a 49 anos, por exemplo, devem se vacinar contra o sarampo, que é uma doença grave, altamente contagiosa e pode deixar sequelas. A vacina estará disponível de forma gratuita nos postos de saúde até o dia 30 deste mês.
Para evitar o risco de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança dos profissionais e da população, o Ministério da Saúde orienta que as ações de vacinação sejam realizadas respeitando as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.