Capacitação é essencial para te manter atualizado sobre todos os detalhes do processo de certificação. Entidades filiadas à Femerj têm desconto. Inscreva-se
Natália Oliveira
A Femerj vai realizar no dia 29 de abril o curso “Prestando contas – Cebas Saúde” com o objetivo de ajudar as instituições a se organizarem para garantir a renovação ou a concessão deste certificado, que é o principal para os filantrópicos no país. A ideia é capacitar as entidades e dar a elas as ferramentas necessárias para que estejam sempre preparadas para o processo, mesmo que não seja o ano da renovação. O curso também quer conscientizar os filantrópicos que estar atualizado e separar todos os documentos necessários com antecedência é essencial para não correr riscos de perder a certificação.
Quem participar do curso vai ter a oportunidade de aprender na prática a operar e preencher o sistema de requerimento do Cebas, além de ter acesso a dicas sobre cuidados e cruzamentos de informações para garantir a concessão ou renovação da certificação sem dores de cabeça. Roberto Nabarro, assessor técnico da Femerj e um dos responsáveis pelo curso, lembra que o Cebas é extremamente importante e vantajoso para as instituições filantrópicas. Segundo ele, a meta da federação é ajudar os hospitais e Santas Casas a terem o processo deferido sem a necessidade de diligências, garantindo que as entidades não percam e nem deixem de adquirir o certificado por erros que poderiam ser evitados.
“A importância do Cebas não é novidade para ninguém. As instituições precisam trabalhar internamente para que esse processo de concessão ou renovação seja feito com a maior tranquilidade possível. Não é tão simples quanto parece e para cumprir as exigências do Ministério da Saúde, os hospitais acabam tendo que mobilizar setores diferentes: diretoria, contábil, faturamento. É preciso reunir documentos de várias áreas, fazer adequações no estatuto e por aí vai” – Roberto Nabarro.
O curso “Prestando Contas – Cebas Saúde” vai acontecer de forma completamente virtual, através da plataforma Zoom e terá três horas de duração. Rosaura Lima, que também é assessora técnica da Femerj e divide a responsabilidade do curso com o Roberto, afirma que as dicas e a capacitação que vão ser oferecidas têm como público alvo não só os profissionais responsáveis pelo processo de certificação de cada instituição, mas também gestores interessados em entender as regras do jogo.
“O sistema para requerimento da renovação do Cebas abre 360 dias antes do vencimento da certificação para você inserir os documentos. Para que deixar para última hora? Se por acaso o certificado vencer antes de ser renovado, a instituição corre o risco de perder o processo. Sem contar que depois que você envia, o requerimento entra em uma fila para ser analisado. Não dá para deixar para última hora. Fechou a contabilidade, manda logo” – aconselha Rosaura.
A assessora técnica da Femerj ainda reforçou que se capacitar anualmente é uma forma de estar sempre preparado e atualizado sobre os muitos detalhes que envolvem o requerimento. “Funciona como uma engrenagem”, compara Rosaura, destacando mais uma vez, que o processo envolve várias pessoas que cuidam de documentos e informações, e que precisam estar prontas quando requisitadas pelo Ministério da Saúde.
“A certificação tem validade de geralmente três a cinco anos. Mas a preparação e adequação precisa estar na rotina das entidades para chegar no final do período, ir lá e fazer. Sem contar que pode ser feita uma supervisão por parte do Ministério da Saúde a qualquer momento, onde podem ser solicitados documentos inclusive relativos ao ano anterior”, explicou a assessora.
Data e Investimento
O curso “Prestação de Contas – Cebas Saúde” vai acontecer no dia 29/04, das 14h às 17h, na plataforma Zoom. O valor para entidades que ainda não são afiliadas à Femerj é de R$250. Afiliados à Femerj com as mensalidades em dia, têm desconto e o valor cai para R$150.
Ainda está na dúvida se vale a pena? Vamos te ajudar! Quem se inscrever no curso “Prestação de Contas – Cebas Saúde” ganha uma inscrição gratuita para os curso das ferramentas Tabwim e CIHA, que serão agendados em breve pela federação.
Além disso, a inscrição dá direito a mais um encontro com os palestrantes no dia 03/05 para tirar qualquer dúvida que tenha ficado sobre o tema.
Ficou convencido? Não perca tempo. Inscreva-se
Para se inscrever basta preencher este formulário e nossa equipe enviará o boleto para pagamento e também as informações de login e senha para acesso à sala do Zoom.
Dúvidas?
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email [email protected] ou pelos telefones: (21) 3578-5528 / 3578-5529.