A Femerj fechou mais uma parceria importante. Desta vez com o escritório de advocacia EGS Advogados para impetrar medidas judiciais em favor dos hospitais filantrópicos que não têm o Cebas ou que tiveram problemas em relação à imunidade tributária nos últimos cinco anos. A parceria vem somar ao serviço de excelência já prestado pela Assessoria Jurídica da federação aos seus afiliados.
Recentemente, o STF confirmou o entendimento de que a lei complementar que rege a imunidade das instituições filantrópicas é o Código Tributário Nacional e declarou inconstitucional a Lei 12.101/09, que exigia o cumprimento de uma série de requisitos para o reconhecimento das entidades e, consequentemente, para a garantia de imunidade tributária. Dessa forma, os únicos requisitos que devem ser cumpridos pelas instituições para aquisição da imunidade são os determinados na Constituição Federal:
-
Não distribuir qualquer parcela do patrimônio ou da renda, a qualquer título;
-
Aplicar integralmente, no país, os recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais;
-
Manter escrituração de receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.
O entendimento do STF, invalidou contrapartidas como as que exigiam que as instituições filantrópicas atendessem no mínimo 60% dos pacientes pelo SUS ou entidades da área de educação fornecesse o mínimo de 20% de bolsas de estudo para obtenção do Cebas. Essas exigências tinham um impacto muito grande sobre os filantrópicos, que muitas vezes não conseguiam atender a todos os requisitos e acabavam sendo colocados em um estado de vulnerabilidade econômica.
A partir da anulação da necessidade de todas as contrapartidas previstas na Lei 12.101/09 as possibilidades para aquisição do Cebas são ampliadas, abrindo caminho para que instituições que tiveram o Certificado negado, possam recorrer a medidas administrativas e judiciais quando necessário. Além disso, muitos hospitais filantrópicos podem pedir o cancelamento de débitos e a restituição de valores recolhidos indevidamente por até cinco anos, por não terem tido a imunidade garantida.
Quero participar! Como funciona a parceria?
A parceria entre a Femerj e a EGS vai proporcionar aos hospitais filantrópicos uma assistência jurídica direcionada a pleitear o cancelamento de débitos e a restituição de valores recolhidos indevidamente por até cinco anos. Para participar desta parceria é necessário que as instituições sejam afiliadas à Federação.
Após demonstração de interesse das instituições, os advogados do EGS farão uma análise de cada caso para definir a melhor estratégia para o ingresso de uma ação ou de um processo administrativo. Os hospitais filantrópicos serão cobrados pelos custos do processo e mesmo assim, só se houver êxito na decisão final. Nada precisará ser desembolsado neste momento.
Para tirar dúvidas e saber como receber mais essa assessoria jurídica, entre em contato conosco através do email [email protected] ou pelos telefones (21) 3578-5528 / 3578-5529.
Conheça o EGS
O EGS (Espallargas, Gonzalez & Sampaio Advogados) é um escritório de advocacia com mais de 30 anos de atuação, que oferece aos clientes um atendimento personalizado, alinhando conhecimento jurídico à tecnologia. A saúde é uma das principais áreas de atuação do escritório, que conta com advogados especialistas no setor.
Em 2020, o EGS atendeu hospitais e associações filantrópicas, contribuindo de forma efetiva em inúmeros desafios do segmento, como questões regulatórias e tributárias. O escritório pretende investir ainda mais na área da saúde, especialmente no setor filantrópico em 2021.
Vantagens de ser um afiliado da Femerj
Ser filiado à Femerj é ter uma série de vantagens. Além de fazer parte de uma grande rede filantrópica, estando integrado aos principais conselhos, órgãos, instituições e confederações do país, você recebe da nossa equipe toda a assessoria técnica e jurídica necessária para manter sua instituição sustentável.
Diariamente, a equipe da Femerj mantém seus afiliados informados de todas as mudanças importantes na legislação, de prazos que precisam ser cumpridos pelos filantrópicos e sem fins lucrativos e ainda traz oportunidades de parcerias que podem ajudar sua entidade a resolver problemas do dia a dia.
Não podemos esquecer dos descontos exclusivos nos cursos e workshops realizados pela Federação, e das Lives e Cartilhas feitas com carinho para nossos associados.
Preencha o formulário no nosso site e junte-se a nós nessa luta