Imobilizado, Estoques e Provisões de Contingência serão temas tratados no “Papo Contábil” que acontecerá de forma virtual nos dias 26 de maio, 2 e 9 de junho. Inscreva-se
Natália Oliveira
Na próxima semana, a Femerj vai iniciar mais um projeto para levar informação e capacitar instituições filantrópicas de forma gratuita: o “Papo Contábil”. A iniciativa faz parte do “Em Tempo Real”, roda de conversa virtual lançada pela Federação durante a pandemia e que dessa vez terá uma edição especial temática. Serão três encontros para chamar a atenção sobre como está sendo feita a contabilidade dentro das entidades, reforçando as normas vigentes e o impacto da pandemia da Covid-19 nas demonstrações contábeis.
O debate contará com o auditor independente e contador, Luís Eduardo Azevedo, que tem mais de vinte anos de experiência em auditoria na área da saúde e da filantropia. Para Azevedo, uma demonstração contábil bem feita ganha ainda mais importância quando falamos de instituições filantrópicas e sem fins lucrativos, em que a transparência é uma premissa. “A apresentação da contabilidade de uma forma correta aumenta o nível de segurança da entidade perante o governo, os fornecedores, os bancos e os próprios doadores. Isso é essencial para passar confiança na instituição e nos seus dirigentes”, afirmou o auditor.
O Papo Contábil será dividido em três módulos: Imobilizado, Estoques e Provisões de Contingência. Todos acontecerão de forma gratuita na plataforma Zoom e terão duração de uma hora. Para se inscrever, basta preencher o formulário e a equipe da Femerj enviará por email as informações necessárias para acessar a sala. O primeiro módulo, “Imobilizado”, vai acontecer na próxima quarta-feira (26/05), às 14h. Além da participação de Luiz Eduardo Azevedo, o evento será mediado por Rosaura Lima, assessora técnica da Femerj, que também é contadora e tem muito conhecimento sobre o tema.
Conheça as datas e os tópicos de cada módulo
Imobilizado – 26/05 – De 14h às 15h
- NBC TG 27 – Ativo Imobilizado
- Vida útil x Vida econômica
- Taxa de depreciação pela vida útil
- Valor residual
- Valor depreciável
- Revisão da Vida Útil
- Avaliação, Reavaliação, Custo Atribuído (Deemed Cost)
Estoques – 02/06 – De 14h às 15h
- NBC TG 16: Estoques
- Valorização – Custo de Aquisição x Valor Realizável Líquido
- Custos incorporados
- Sistema de custeio
- Estoques subvencionados
- Inventário – Planejamento, Forma de Execução, Periodicidade
Provisões para Contingências – 09/06 – De 14h às 15h
- NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes
- Classificação das Contingências – Possível, Provável e Remota
- Valoração das Provisões
- Princípio da Prudência
- Relacionamento com Departamento Jurídico
Luís Eduardo Azevedo é auditor independente, inscrito no CNAI/CFC, habilitado para atuar em entidades reguladas pela CVM e pelo BACEN. Também é administrador de empresas e contador, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV. Além disso é Professor Convidado no Curso de Pós Graduação de Gestão Hospitalar da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, na disciplina “Gestão Financeira e Orçamentária”. Luís já ministrou diversas palestras através do EDUCASUS e já participou de cursos e fóruns da CMB, FEHOSP e FEMIPA. Azevedo é sócio da Azevedo Auditores Independentes e desde 1993 atende entidades do Terceiro Setor, principalmente filantrópicas da área de saúde e educação.