Jantar comemorativo de aniversário da CMB reúne autoridades

jantar-CMB

A Femerj participou esta semana do jantar de lançamento do selo de 60 anos da CMB em Brasília. A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas vai completar seis décadas de existência em novembro e o selo marca o início das comemorações. O evento reuniu as federações estaduais, que representam as instituições filantrópicas de todo o país; integrantes do Ministério da Saúde; e membros de diversas entidades representativas nacionais do setor da saúde. A Femerj foi representada pelo presidente da Federação, Marcelo Perello; pela gerente-executiva Caroline Caçador; e pelo diretor, Tião Santos.

Estiveram presentes representantes da OPAS/OMS Brasil, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), da Federação Brasileira dos Hospitais (FBH), da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE), da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) e Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). 

Além de comemorar o trabalho realizado pela CMB em defesa do setor filantrópico, o jantar teve como objetivo formalizar o desejo de boas vindas da Confederação e das federações aos novos parlamentares, empossados no dia 01 de janeiro. Da bancada do Rio de Janeiro, marcaram presença os deputados federais: Reimont, Eduardo Pazuello, Laura Carneiro e Roberto Monteiro. Também esteve presente o chefe de gabinete do deputado Max Rodrigues.

O presidente da CMB, Mirocles Véras, recebeu ainda a governadora do Distrito Federal, Celina Leão; o presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Antonio Brito; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; alguns secretários de saúde e quase uma centena de parlamentares, entre deputados federais e senadores. A participação das autoridades permitiu o estreitamento do diálogo e a construção de pautas que podem vir a fortalecer o setor filantrópico.

Ainda durante o jantar, a CMB lançou a primeira edição do boletim “Cenários da Saúde”, que será mensalmente encaminhado aos parlamentares, para que eles fiquem por dentro da atuação dos hospitais filantrópicos e das necessidades dessas instituições. Espera-se que, a partir daí, políticas públicas sejam desenvolvidas para garantir a tão desejada sustentabilidade dos serviços prestados à população.