Voluntários consertam mais de 150 equipamentos hospitalares e ajudam a salvar vidas

“Técnicos em Ação” é uma campanha do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro e já atendeu dez hospitais no Estado, incluindo hospitais filantrópicos. Ainda dá tempo de participar!
Natália Oliveira

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro está atuando de forma importantíssima no combate à pandemia do novo coronavírus. A campanha Técnicos Industriais em Ação já foi responsável por consertar mais de 164 equipamentos hospitalares, em pelo menos 10 hospitais parceiros. Segundo o presidente do Conselho, Sirney Braga, cada equipamento recuperado significa a renovação da esperança de tratamento e cura de pacientes com Covid-19 e de quem precisa de atendimento médico neste momento crítico para a área da saúde. “Isso é muito importante e gratificante para todos nós envolvidos direta ou indiretamente nessa ação”, contou Sirney.

Ao todo, quase 600 técnicos industriais participam da campanha de forma voluntária. Além dos 164 equipamentos que já foram consertados, 72 respiradores pulmonares foram enviados para manutenção na fábrica da Jaguar/ Land Rover. Desses 7 já ficaram prontos e foram devolvidos aos hospitais. A Femerj é parceira nesta campanha, assim como o Senai e a Superintendência do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. Para Caroline Caçador, gerente executiva da Federação, o projeto tem uma grande importância para os hospitais filantrópicos, dando um apoio fundamental nesse momento crítico de enfrentamento da pandemia. “As unidades de saúde encontram grandes dificuldades tanto para adquirir, quanto para consertar os equipamentos médicos hospitalares. E os profissionais de saúde dependem disso para salvar a vida de pacientes com a Covid-19”, afirmou Caroline.

Já participaram da campanha: o Hospital e Maternidade Maria de Nazaré, em Barra do Piraí; o Hospital São José do Avaí, em Itaperuna; a Irmandade de São João Batista, em Macaé; a  Beneficência Portuguesa de Campos dos Goytacazes; o Hospital Federal do Andaraí; Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari; o Hospital Federal dos Servidores do Estado; o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ; o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão; e o Hospital Federal de Ipanema.

Segundo o CRT-RJ, a  campanha Técnicos Industriais em Ação teve início na primeira semana de abril e desde então as ações e os parceiros só fazem crescer. Agora, o projeto está caminhando para o fim, mas os hospitais interessados ainda podem participar acessando o site https://www.crtrj.gov.br/ ou através de entidades parceiras como a Femerj.