Santa Casa de Misericórdia de Resende completou 185 anos no último sábado

Toda a equipe da Femerj parabeniza a instituição pelo trabalho desempenhado até aqui. Parabéns à diretoria e a todos os profissionais que ajudaram a construir essa linda história!
Natália Oliveira, em parceria com a comunicação da Santa Casa de Resende

No último sábado (25/07), a Santa Casa de Misericórdia de Resende completou 185 anos, dedicados ao tratamento humanitário da parcela mais vulnerável da população de Resende e de todo o estado do Rio de Janeiro. Desde 1835, a Santa Casa de Resende atua como instituição filantrópica. Em todos esses anos, a unidade passou por momentos distintos, alguns deles de crise, que quase forçaram a instituição a fechar as portas. Já nos últimos quatro anos, com responsabilidade e humanismo, a Santa Casa de Resende vem passando por um processo de reestruturação, tanto financeira quanto estrutural. 

A comemoração do aniversário deste ano foi diferente e um tanto quanto especial. Com a pandemia do novo coronavírus, os abraços e aglomerações não estiveram presentes, mas isso não significa que faltaram motivos para festejar. Foi instalado unidade um painel que conta a trajetória da Santa Casa desde o século XIX e faz uma homenagem aos funcionários da Casa que trabalham com amor, servindo com qualidade e eficiência. A “Linha do Tempo” também mostra um pouco das conquistas dos últimos anos em que a Santa Casa renovou a infraestrutura, implantou tecnologia de ponta e passou a oferecer novos serviços como o diagnóstico por imagem.

Um pouco mais dessa história

Por mais de um século, a Santa Casa foi o único hospital de Resende, cidade do sul do Estado do Rio. A sua fundação ganhou força pela influência dos barões do Café, já que esta região era uma forte produtora do grão no século XIX. 

O casarão, onde funciona até hoje, é a terceira sede da Santa Casa. O prédio histórico foi projetado pelo engenheiro Luiz Hosxe, o mesmo que desenhou a Beneficiência Portuguesa, no Rio de Janeiro. 

Foto: Santa Casa de Misericórdia de Resende

Já no início do século XX, a unidade foi referência no tratamento da Gripe Espanhola, e depois, em 1932, se tornou hospital de Campanha do Exército Brasileiro, durante a Revolução Constitucionalista. Essas são algumas das passagens que fazem da trajetória desse hospital um marco também na história da cidade. 

Desde 2017 a Santa Casa de Misericórdia de Resende, que já enfrentou inúmeras crises, passa por um processo de revitalização. O prédio histórico foi reformado por dentro e por fora, ganhou novo piso, nova pintura e a estrutura antiga, que estava comprometida, hoje voltou a se destacar. Além da reestruturação física, houve também um forte investimento em novos equipamentos e mobiliário para modernizar o atendimento, Um convênio com a Prefeitura de Resende tornou a Santa Casa um hospital de referência no pronto atendimento e nas cirurgias eletivas do SUS.  

Este ano, 2020, também entra para a história pelas importantes doações de empresas que facilitaram a aquisição de modernos equipamentos, como o raio x móvel digital, monitores e cardioversores. E, com equilíbrio financeiro, a estruturação de novos serviços de imagem e diagnóstico como tomografia, mamografia, novo raio x e ultrassom. O diretor geral, Luiz Eduardo Saldanha, comemora essa renovação do hospital e a modernização do atendimento. “Quando nossa equipe assumiu a administração em 2017, o hospital enfrentava uma crise financeira. Conseguimos vencer esse obstáculo e hoje, a Santa Casa, voltou a ser referência em Saúde.”

A pandemia: Covid-19

Durante a pandemia da Covid-19, a Santa Casa de Resende não está atendo pacientes infectados com o novo coronavírus. O papel da instituição tem sido de receber pacientes com outras doenças, para ajudar a desafogar Hospital de Emergência, que é a unidade de referência no atendimentos de Covid-19 em Resende. De qualquer forma, para suprir o aumento de procura por leitos e a sobrecarga no Hospital de Emergência, a Santa Casa montou uma retaguarda com 10 leitos de UTI e 18 quartos de leitos, caso haja demanda. 

Mesmo neste período conturbado para a saúde como um todo, a Santa Casa de Misericórdia de Resende tem se destacado no atendimento à população.

A Femerj parabeniza toda a equipe da Santa Casa pelos 185 anos e agradece pela confiança e parceria da instituição que faz parte do nosso quadro de afiliados.