Na sua opinião: O que é ser filantrópico?

Neste Dia Nacional da Filantropia alguns diretores da Femerj responderam a essa pergunta e falaram da importância das instituições filantrópicas para a sociedade e para o país. Parabéns a todas entidades e profissionais que fazem da filantropia sua missão e vivem para levar amor e cuidado aos que mais precisam.
Natália Oliveira

Quando você pensa em ser filantrópico quais são as palavras que vem à sua cabeça? Analisando as respostas de alguns diretores e conselheiros da Femerj sobre o que seria, na opinião deles, ser filantrópico, a equipe de comunicação destacou algumas palavras que se repetem e que de uma forma muito impactante traduzem a missão dessas instituições perante a sociedade. 

Amor, Doação, Solidariedade, Igualdade, Voluntariado, Transformação, Altruísmo, Justiça, Luta, Assistência, Bem Comum, Sustentabilidade, Ação, Empatia, Apoio, Vida, Resistência, Compromisso, Coletividade, Respeito, Humanidade

 

Atualmente o Brasil tem cerca de 11 mil instituições filantrópicas que chegam a gerar quase 2,5 milhões de empregos. Juntas essas entidades são responsáveis por preencher as brechas deixadas pelo poder público nas áreas de saúde, educação e assistência social, levando atendimento para a população mais vulnerável e ajudando a reduzir as desigualdades. As filantrópicas da saúde já realizaram mais de 260 milhões de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, concentrando 59% de todas as internações de alta complexidade do SUS. 

A cada um real de imunidade tributária, as entidades devolvem em contrapartida R$7,39 para o estado . 725 mil crianças e jovens têm hoje a oportunidade de estudar em escolas e universidades de excelência devido à filantropia e as instituições de assistência social oferecem 3,6 milhões de vagas gratuitas em serviços de fortalecimento de vínculo, proteção social, tratamentos de saúde e reabilitação, capacitação e promoção da integração ao mundo do trabalho.

Filantropia significa amor à humanidade e é baseado nesse conceito que os profissionais das instituições filantrópicas espalhadas pelo país se dedicam diariamente a cuidar de quem mais precisa. O Dia Nacional da Filantropia é uma data muito importante para exaltarmos o trabalho dessas pessoas e entidades que são verdadeiros “tesouros” para a população e “patrimônios” da sociedade. A Femerj agradece por poder somar ao trabalho realizado por cada um de seus afiliados e parabeniza a todos os filantrópicos pelo dia de hoje. Juntos somos mais fortes! Viva a Filantropia!

Confira agora como nossos diretores e conselheiros definiram “O QUE É SER FILANTRÓPICO”:

Marcelo Perello – Presidente Femerj

Ser filantrópico é ter um compromisso com a sociedade que acerca. Uma instituição filantrópica em uma cidade ou em um bairro é um patrimônio das pessoas que vivem ali. A uma instituição vai receber recursos públicos e privados para cuidar da saúde e da educação, sem lucrar em cima disso. O valor recebido vai ser redistribuído para atender aos mais necessitados. Instituições filantrópicas de qualquer natureza representam sempre um tesouro de uma sociedade e a sociedade precisa enxergar cada vez mais as instituições dessa forma, como um patrimônio. Meus filhos estudam em instituições filantrópicas. É extremamente prazeroso saber que parte da mensalidade que eu pago ajuda a financiar a educação de crianças carentes que estudam lá também, mas que não tem condições de pagar. Ser filantrópico é ter compromisso com o outro, com a sociedade.

Maria da Graça Pinho

É acreditar que é possível construir uma sociedade justa e igualitária através de ações voluntárias e altruístas em benefício dos mais necessitados.

 

Fernando Paragó

Filantropia significa amor ao ser humano, à humanidade, ou seja, fazer o bem ao outro, independentemente de qualquer situação ou característica. Ser filantrópico, por consequência, é ser capaz de apoiar a sociedade na proteção das necessidades coletivas como saúde, educação e bem-estar, promovendo a transformação social. Entretanto, em nosso País, ser filantrópico é, também, um exercício de resistência imposto pela falta de incentivos e políticas consistentes que promovam o investimento social privado e a sustentabilidade do setor, que tanto colabora no provimento de ações que são de responsabilidade do Estado.

 

Sávio Mussi

Ser Filantrópico é utilizar todos os recursos financeiros e humanos para o benefício do bem comum, participando da transformação da sociedade em defesa dos valores humanos, garantindo a oferta de serviços igualitários e qualificados de forma universal, minimizando as desigualdades sociais, construindo relações entre diferentes setores e grupos em busca do equilíbrio e sustentabilidade da assistência, e participando das melhorias das políticas públicas.

Michele Macário

Ser filantrópico é ser o instrumento da prática do bem, alinhado a solidariedade de forma horizontal, respeitando o próximo e aprendendo com ele. É a luta constante em defesa do propósito da caridade, com a prática do trabalho com dispensação de amor.

Edmilson Damasceno

A etimologia da palavra filantropia vem das expressões gregas philos e anthropos que conjugadas, traduzem-se livremente como “amor” e “ser humano”. Logo, cabe a interpretação de que a palavra filantropia significaria amor ao ser humano, ou à humanidade, o trabalho voluntário despretensioso em favor da sociedade nada mais é senão um ato de amor 💓 muito amor… Não imaginamos nem mensuramos quantas vidas são salvas literalmente não só na saúde, mas na educação, na assistência social, e na atividades em defesa da cidadania. No Brasil, as sociedades beneficentes portuguesas e as Santas Casas foram precursores desse amor,  hoje, as entidades filantrópicas são essenciais para a sociedade, digo mais imprescindíveis, sem elas os mais necessitados jamais seriam alcançados na bondade e no amor. Isso revela ainda a face nefasta da realidade de uma sociedade desigual que a constituição de 1988 idealizou, mas não foi capaz de se fazer realizar. Ainda está sob os braços da sociedade civil a responsabilidade por aproximadamente 38% das atividades ligadas à saúde, educação, e assistência social do Brasil, ainda recaem para as entidades filantrópicas sem falar na cultura, na espiritualidade, e defesa de interesses coletivos difusos. Mas o fogo do amor ao ser humano, jamais apagará, esperamos que um dia seja a filantropia muito mais para propagar a vida e inserir o ser social  e não para impedir a fome e a morte! Viva o amor Viva a Vida!

Luiz Eduardo Saldanha

No Brasil, pratica-se muito assistencialismo, mas pouca filantropia. A sociedade civil faz a caridade que ameniza a dor, mas pouco resolve os problemas. O assistencialismo não atende às necessidades da sociedade, gerando cada vez mais dependência de raras doações e de crescentes arrecadações. Para que a filantropia sustentável seja praticada, é preciso estímulo a sua prática, igualdade nas ações públicas e eficiência na administração de recursos arrecadados. Temos muito que amadurecer nesse quesito. Uma observação que faço do tempo que estou a frente da instituição e que com transparência e prestação de contas bem feita das ações de filantropia surgem mais empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir para o desenvolvimento da entidade.

Joyce Fcamidu

Ser filantrópico , na minha opinião é , estar disponível a se doar sempre, não esperando nada em troca e nem tão pouco somente quando solicitado.

Sebastião Santos

Diante de um estado que não consegue prover os cidadãos de seus direitos básicos, a filantropia hoje, mais do que fazer caridade, deve ser um parceiro eficaz, promovendo ações de cidadania que ajude o estado a cumprir seu papel.

Juracy Magalhães

Ser filantrópico é aquele ser humano que veio ao mundo para fazer doação: doação de vida, doação de bem servir ao próximo. Mais do que fazer isso através de uma entidade filantrópica, ou de uma organização social, eu acho que ser filantrópico mais do que tudo é uma atitude interior daquele ser humano que se doa, que quer fazer o bem ao próximo. É aquele ser humano que entende que não basta apenas ele ser feliz, mas ele precisa ser útil aos seus familiares, seus funcionários, a sua mulher, aos seus amigos, às pessoas que o cercam, principalmente não querendo para o próximo o que você não quer para você. Então, eu acho que ser filantrópico é servir ao próximo, fazer o bem ao próximo. Esse é o verdadeiro sentido da filantropia.

Filie-se à Femerj e usufrua de todos os benefícios de fazer parte de um grande rede filantrópica

Entre em contato pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 3578-5528 / 3578-5529 e saiba como se filiar.