Texto: Natália Oliveira – Fonte: CMB
A CMB iniciou uma campanha junto com as instituições filantrópicas, Santas Casas e federações estaduais para arrecadar cilindros de oxigênio para o Amazonas. Essa grande corrente de solidariedade é uma iniciativa da Bionexo, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para gestão de processos na saúde, abraçada pela Confederação. O papel das instituições filantrópicas nessa campanha é se mobilizar para conseguir as doações e a Bionexo ficará responsável por buscar estes cilindros e fazê-los chegar em Manaus.
“Precisamos do envolvimento de todos os hospitais para nos unirmos em um grande corrente de solidariedade, na arrecadação destes cilindros”, afirma a CMB. Já foi montado um grupo de whatsapp com integrantes do BNDES, responsáveis pelo Projeto Salvando Vidas, representantes da CMB, da Confederação Nacional de Saúde (Regional de Manaus) e com os gestores de suprimentos dos Hospitais Bionexo no Amazonas. Além de ajudar a salvar vidas, participar dessa campanha é uma forma de demonstrar inconformismo com o que estamos vendo acontecer em Manaus.
Os hospitais que puderem doar podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e enviar os seguintes dados:
- Nome da Instituição que está doando
- Endereço da Instituição
- Nome e telefone de um responsável para contato
Juntos somos mais fortes!
Apoio dos filantrópicos
As instituições filantrópicas já estão atuando em apoio ao Amazonas. O Ministério da Saúde pediu socorro aos hospitais filantrópicos de todo o país para auxiliarem o estado do Amazonas no atendimento aos pacientes da Covid-19. Diante desse pedido, a CMB e as federações estão mobilizando as instituições. Mais de 100 leitos de enfermaria em hospitais filantrópicos nos estados Tocantins, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul já foram disponibilizados para receber pacientes de Manaus. Além disso, 69 leitos de UTI neonatal também foram oferecidos para atender bebês prematuros que necessitam de oxigênio, em falta no estado amazonense.
“Mesmo com a rede filantrópica registrando alto índice de ocupação e sofrendo com corte de repasses financeiros para custearmos os serviços, nossas Santas Casas e hospitais filantrópicos promovem uma corrente de solidariedade, reforçando o seu principal papel: salvar vidas e atender às pessoas que mais precisam”, afirmou o presidente da CMB, Mirocles Véras.
A proposta do Ministério da Saúde é começar a captação de leitos de apoio inicialmente nos estados mais próximos ou vizinhos do Amazonas, mas com possibilidades de transferir principalmente esses bebês prematuros que precisam de oxigênio para estados mais distantes. Diante disso, a Femerj solicita que todas as instituições que puderem e quiserem disponibilizar leitos enviem um email para [email protected] com o seguinte texto:
- “A instituição Hospital ….., no município de ………, estado de ……….., oferece …. leitos de UTI Neonatal para receber os pacientes de Manaus.”
Para todas as instituições que disponibilizarem leitos é importante destacar que os contatos serão formalizados pela equipe do Ministério da Saúde em Manaus, através dos gestores estaduais ou municipais, para confirmarem a existência de vagas. Todos estes pacientes serão encaminhados através do sistema de regulação.
Pedimos apoio de todos para encontrarmos estes leitos nas nossas instituições. Este é o momento de mostrarmos nossa força ao MS e também ajudar a minimizar o drama que as pessoas em Manaus estão vivendo.