Na última semana, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a Femerj esteve em Brasília/DF para participar da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES). Representando o segmento filantrópico como delegado, a Federação contribuiu para a formulação de propostas proeminentes ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus parceiros.
Essas propostas foram previamente construídas durante a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Rio de Janeiro (2ª CEGTES-RJ). Como delegado, o Femerj teve o importante papel de participar com voz e voto em debates e deliberações, colaborando com representantes de todo o país.
Entre os destaques das propostas apresentadas, estão:
Promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho ;
Criação de um protocolo específico para a atenção à saúde da mulher ;
Investimentos em infraestrutura e não equipados de equipamentos e insumos essenciais ;
Fortalecimento da educação permanente como estratégia para produção de conhecimento e melhoria da atenção integral à saúde.
A participação na conferência, que não ocorre há 18 anos, reafirma o compromisso do Femerj em atuar como protagonista na construção coletiva de soluções para os desafios do SUS. Essa presença fortalece a luta por um sistema de saúde mais inclusivo, que valoriza os trabalhadores e respeita os direitos dos usuários.
A Femerj segue firme na missão de contribuir com o desenvolvimento do SUS e com a melhoria da gestão do trabalho e da educação na saúde, reforçando o papel das entidades filantrópicas como parceiras estratégicas nessa jornada.