No dia 15 de agosto se comemora o Dia Nacional das Santas Casas, que por mais de cinco séculos são um exemplo de trabalho, humanidade e assistencialismo.
A Femerj aproveita o dia de hoje para parabenizar todas às Santas Casas do Rio de Janeiro e do Brasil, em especial suas afiliadas, pela linda e desafiadora caminhada até aqui. A Federação agradece a parceria e promete estar cada vez mais próxima dessas instituições que são motivo de orgulho para o setor filantrópico, beneficente e para todo o sistema de saúde pública do país.
A primeira Santa Casa de Misericórdia no Brasil foi fundada em Santos, litoral de São Paulo, em 1543 pelos jesuítas. Além de toda tradição no atendimento médico, principalmente voltado para à população mais vulnerável, historicamente as Santas Casas são também responsáveis por cursos e capacitação na área médica.
Atualmente, as Santas Casas são responsáveis por pelo menos metade dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no País e 70% da assistência de alta complexidade. As unidades, espalhadas por todo o Brasil, atendem gratuitamente a população e contam com a parceria do poder público em todas as esferas: federal, estadual e municipal.
A história da Femerj começou em uma Santa Casa, na Santa Casa de Campos, no Norte Fluminense, em maio de 1984. De lá para cá, nossa missão é caminhar lado a lado com essas instituições buscando uma maior valorização do setor setor filantrópico e sem fins lucrativos, dando todo o apoio jurídico, técnico e administrativo necessário.
Este ano, em especial, no dia 15 de agosto, a Femerj quer parabenizar todos os profissionais que trabalham nas Santas Casas e que arriscaram, e continuam arriscando, as próprias vidas na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. Vocês são verdadeiros heróis e, certamente, estão escrevendo mais um brilhante capítulo da linda história das Santas Casas da Misericórdia no nosso país. Parabéns a todos!